Literatofobia

Eu só gosto de números divisíveis por cinco.

Não vai parecer tão absurdo se você imaginar o absurdo que seria alguém dizer: "Chego em seis minutos". A gente chega em cinco, dez, 15 minutos, não em seis.

Uma coisa muito aceita socialmente, mas igualmente descabida, é falar que um troço tem que ficar no forno por 26 minutos. Por que não 25? Um minuto é o que separa o cru do cozido?

Eu não tenho televisão, mas, se tivesse, só aumentaria o volume de cinco em cinco. Isso pode nos levar a questões complicadas - é preferível deixar o volume baixo demais no 45 ou alto demais no 50? - mas tomar decisões difíceis faz parte da vida.

A minha sorte é que o volume do meu computador não é medido por números, mas por umas barrinhas que diminuem ou aumentam conforme você muda (e contar as barrinhas já seria loucura).

A mesma sorte eu não tive com o meu leitor de livros. Em vez do volume, você pode aumentar a luminosidade da tela e qual não foi a minha surpresa ao perceber que a luminosidade vai do 0 ao... 19! A princípio pensei que o meu tivesse vindo com problema, depois fiquei sabendo que é assim mesmo. Fico imaginando que mente insana foi a responsável por essa decisão. Estou pensando seriamente em escrever pra Amazon reportando o problema.

Outra coisa que me intriga, mas que aí já não é da minha conta, é um filme que dura 152 minutos. O cara fica sei lá quantos meses filmando, editando, pra no final ter um filme de duas horas e 32 minutos? O mesmo eu diria de um livro com 199 páginas. Antes colocar uma receita de miojo no meio do que lançar um livro de 199 páginas.

Eu também até hoje não engoli o desaforo de ter nascido no dia 26, do mês seis. Já não faz o menor sentido o ano ter 12 meses, então eu não podia pelo menos ter nascido no raio do dia 15? Ou esperado até o dia 30?* Só o que me consola é que pelo menos eu nasci no mês seis, que é metade de 12. E 26 termina em seis, então 26 do seis até que não soa tão mal. Mas, nessas circunstâncias, ainda seria preferível o dia 24, que é divisível por seis e múltiplo de 12 e vice-versa.

* Isso me lembrou que existem sete meses com 31 dias, para os quais só o que eu posso dizer é: l-a-m-e-n-t-á-v-e-l. Sobre fevereiro, então, que uma hora tem 28, outra tem 29, não tenho nem palavras.

Nenhum comentário: